Fotografa de Joinville | Andressa Dionisio . fotografia | fotografando histórias

Dicas 

para a 

realização e

preparação

do seu 

ensaio 

fotográfico!

1 A preparação mental é a mais importante, por isso é a primeira da lista. Um estado de tranquilidade faz a diferença na hora de estar em frente a câmera. Músculos relaxados, principalmente os do rosto, denotam maior naturalidade.

E, nenhuma pose pode transparecer desconforto. Tranquilidade, serenidade, prazer e alegria são os “mestres” nas fotos.

2 - Cuidados da pele. Algumas marcas podem ser escondidas com maquiagem (cicatrizes, espinhas, machucados, olheiras, etc.). Não vá para a sessão de fotos pensando que depois é só usar “Photoshop” que tudo estará resolvido… porque embora façamos tratamento de imagem na pele, quão menos “manipuladas” as fotos, melhor será o resultado do Ensaio Fotográfico e o sentimento que terá ao rever suas imagens.


Fotografias com tratamento excessivo ficam artificiais demais – assim como não fazem tão bem para a auto-estima. Naturalidade é a palavra-chave.

Ainda dentro de cuidados com a pele, deve-se prestar atenção, no caso das mulheres, na depilação. Em alguns casos, dependendo do método que é utilizado, a pele fica irritada, avermelhada, e, em casos extremos, nem maquiagem ou pós-produção no computador irá “tampar”. Por isso, ao fazer depilação, utilize o método que menos agrida sua pele. Depilação definitiva é TUUUDO!

3 – Manicurepedicure

4 – Sobrancelhas

5 – Trocas de roupas:
O ideal é no MÁXIMO 3 trocas de roupas e 3 “saltos” – para as mulheres – devido à duração do ensaio. Acessórios – podem e devem abusar!


Se levarmos em conta a troca de roupa, a maquiagem apropriada para o visual, quanto mais tempo o ensaio levar, mais cansativo – tanto para a fotógrafa quanto para a fotografada (mente e criação a 1000!!!). A duração ideal de um Ensaio é de no máximo duas horas (assim como é a melhor iluminação solar – tanto na parte da manhã, quanto na parte da tarde), porque com até 1 hora, geralmente, a(o) modelo ainda não “relaxou” totalmente e, com mais de 2 horas o cansaço torna-se evidente na musculatura facial, olhar, postura, etc… – transparecendo assim nas fotos.

Cores das roupas:
Cores que contrastem com sua pele e cabelos – cores que você é constantemente elogiada(o) quando usa.

Para os Casais vale também: 

Roupas brancas e combinadinhos vale também, vestidos soltos e floridos com uma combinação harmônica com a roupa do par. Os acessórios vale TUDO e qualquer coisa mesmo! Usem e abusem de acessórios! 

Para ensaios com dias mais frios vale levar uma manta, e para ensaios temáticos basta apenas levar tudo e avisar a fotógrafa com antecedência que é para a fotógrafa já ir montando fotos para o grande dia na mente, fumaça colorida, instrumento musical se for do gosto do casal, o que tem haver com a história de vocês e que irá fazer com que no futuro vocês relembrem este momento que estão passando atualmente.

Para o parque/chácara/cidade: 

Salvos os ensaios temáticos, roupas muito sociais não ficam harmoniosas nesse caso. A preferência deve ser por roupas mais informais e alegres. Um vestido de estampa floral por exemplo, em um dia de sol, vai ficar perfeito. É importante evitar roupas com estampas e etiquetas muito evidentes, afinal você não vai querer que a marca estampada na sua roupa, chame mais a atenção que você, não é?!

 

Ele: Calça/short com camisa/polo/camiseta. Tênis, sandália ou sapato. 

Ela: calça/short/saia com blusinha; Vestido longo ou curto. Sapatilhas, rasteirinhas e até mesmo um sapato com salto (nesse caso leve um sapato baixo para caminhar entre um local e outro). Se você usar, lembre-se de combinar as jóias ou acessórios de cabelo com as roupas.

Ao optar por um vestido ou saia que não sejam longos use um short por baixo, assim você vai ficar muito mais a vontade pra fazer todas as loucuras que a gente pedir   

 

Outra dica muito importante é o casal escolher as roupas em conjunto. Assim será possível combinar os estilos. Ele de calça, sapato e camisa, não vai combinar muito se ela estiver usando um shortinho com blusinha e rasteirinha por exemplo. Não abuse também das cores. Imagine só ele usando uma polo pink, e ela um vestido todo amarelo  . 

Combinar cores pode ser uma boa idéia, ambos de jeans e parte de cima branca é um look sem erro.

Para a praia:

 Ele: calça dobrada/short com camisa/camiseta. Sandália ou chinelo de couro

Ela: short/saia com blusinha; Vestido longo ou curto. Rasteirinha

Acho que toda noiva que vai fazer um ensaio na praia deve considerar um vestido longo e leve para um dos looks. Aliás, vestidos brancos em especial ficam um show!

Nesse caso, os dois de branco, ficará muito harmonioso também.

*Noivas, outra dica valiosa é lembrar que algumas roupas (principalmente as brancas) ficarão transparentes quando você se molhar, por isso não se esqueça daquele shortinho por baixo   

 

A praia é um local muito comum para o trash the dress (ele e ela vestidos de noivos), mas isso é assunto para outro dia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para as Gestantes vale também:


Batas transparentes, vestidos esvoaçantes e top (assim como 1 brinquedinho ou plaquinha com nome do bebê, 1 roupinha e 1 sapatinho). Use e abuse também, de saias longas e pantalonas – ficam um charme!

Bichinhos de estimação

São todos muito bem vindos no ensaio, porém em caso de levar um pet pro ensaio também é necessário levar alguém somente para cuidar dele, para que ele não fique preso no carro e também para que não fuja. 

6 – Durma bem na noite anterior e TENTE não ficar ansiosa(o)!
Coma alimentos leves. Não marque o seu Ensaio um dia depois daquela festa que teria uma churrascada, ou após uma balada regada a bebidas alcoólicas. Em alguns casos, não há maquiagem (ou “Photoshop”) que esconda o fato de você não estar se sentindo bem ou estar cansada(o).

7 – ACESSÓRIOS PARA AS FOTOS: 

É complicado dar a opinião sobre esse assunto. Todos os dias nos deparamos com balões vermelhos de coração, lousas e letras de MDF. Enquanto o nosso objetivo é capturar o sentimento e cumplicidade dos noivos. Preferimos acessórios que revelam a personalidade do casal. Como o violão dele, a sapatilha de bailarina dela. Ou ainda o carro antigo do casal e até mesmo o animal de estimação. Ao levar seu pet, é importante levar também uma pessoa para cuidar dele no decorrer do ensaio.

"Ahh Mas eu não tenho nenhum hobby, nenhum cachorrinho e nenhum carro diferente" rsrsrs

Se você não levar nenhum acessório, vai ficar perfeito também. Se você levar balões, losas e letras em MDF, vamos usar em apenas algumas fotos. 

Agora, um bouquet de flores, será sempre bem vindo!  😍💐

 

8 – Rigorosidade no horário marcado é fundamental para o ensaio.

E por fim: DIVIRTAM-SE! 

Espero que tenham gostado das dicas. 

Se acaso ainda ficar em dúvida com algo, pode me chamar que podemos ver o que combina ou não para o seu ensaio!

 

Com carinho, 

Andressa Dionisio.